Inglês Espanhol Francês Italiano
[Receita] Fondue de queijos com grappa e porcini

[Receita] Fondue de queijos com grappa e porcini

Tempo de preparo:  30 minutos

Rendimento:  Serve 4 pessoas

Introdução

O frio chegou e esta receita deliciosa de Fondue, feita com uma seleção de queijos especiais, vai aquecer seu inverno. Além de saboroso, este Fondue feito com queijos tipo Emmental, Estepe e Gruyère também leva cogumelos tipo Porcini e Grappa, dois ingredientes típicos italianos que garantem sabor, textura e um resultado de impressionar qualquer um numa noite fria. Uma refeição inesquecível para curtir o frio em boa companhia!

Bebida do cozinheiro

Que tal começar o preparo dessa receita saboreando uma bebida tipicamente italiana? Sirva uma dose de Grappa para lhe embalar na cozinha!

Ingredientes

> 190g de Queijo tipo Estepe
> 160g de Queijo tipo Gruyère
> 160g de Queijo tipo Emmental
> 135ml de Vinho branco seco
> 13g de Fécula de batata
> 4ml de Grappa
> 4g de Alho em pó
> 2g de Cogumelo tipo porcini seco
> 1g de Noz moscada em pó
> 1g de Pimenta preta moída
> 5 sachês de Sal

Modo de preparo

Passo 1

passo 1 - fondue de queijos

Rale os três queijos no lado grosso de um ralador e reserve.

DICA: caso não tenha um ralador, fatie e depois corte os queijos em pequenos pedaços para facilitar o derretimento.

Hidrate o cogumelo com 200ml de água quente (aqueça a água em uma panela e acrescente o cogumelo ou esquente-o junto com a água, em um recipiente no micro-ondas, por 1 minuto). Escorra e descarte a água e pique o cogumelo em pedaços pequenos. Reserve.

Numa panela média em fogo baixo, coloque o vinho para ferver. Assim que ferver e ainda em fogo baixo, comece a adicionar lentamente os queijos, um punhado por vez, mexendo constantemente , sempre aguardando o queijo na panela derreter por completo antes de adicionar a próxima porção.

Passo 2

passo 2

Em um recipiente, coloque a grappa, adicione 100 ml de água e dilua a fécula de batata nessa mistura até ficar homogêneo.

DICA: a grappa é uma bebida italiana feita do bagaço das uvas utilizadas na fabrição dos vinhos. Ela auxilia a manter o sabor de seu fondue, além de garantir um “toque de calor” a mais no prato.

Passo 3

passo 3 - fondue de queijos

Em seguida, adicione a fécula de batata diluída nos queijos e continue mexendo. Não tenha pressa nesta etapa, pois ela é fundamental para o sucesso do seu fondue. Segundo a tradição, o importante é mexer com a espátula fazendo o movimento do número oito no fundo da panela, incorporando tudo lentamente. Isso pode levar cerca de 6 minutos.

DICA: caso vá comer seu fondue com pão, este é o momento de levar o pão ao forno para assar e ficar crocante. Finalize o fondue temperando com sal a gosto, noz-moscada, pimenta-do-reino preta moída e o alho em pó de acordo com seu paladar.

Passo 4

passo 4 - fondue de queijos

Finalize com os pedaços de cogumelo hidratado por cima. Caso não tenha o aparelho próprio de fondue, mantenha-o dentro da panela para garantir que ele permanecerá quente durante o processo, ou então sirva-o dentro de um pão italiano. A ideia é apreciá-lo ainda cremoso e quente, portanto caso ele “endureça” após certo tempo, volte-o ao fogo baixo e mexa até que fique cremoso novamente.

DICA: Consuma com pedaços de pão, pequenas batatas cozidas ou o que você preferir. Bom apetite e esperamos que sua casa fique mais quentinha com esta receita!

passo 5 - fondue de queijos

Fonte: Pão de açucar

FAÇA PARTE DO CLUBE ENOVIRTUA

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos

Leave a comment

Seja um membro do clube Enovirtua

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos.