InglêsEspanholFrancêsItaliano
Molho Rôti

Molho Rôti

 

 

Provavelmente o Molho Rôti seja um dos mais antigos dentro da Gastronomia. Conta a história que ele surgiu na Grécia, quando os alimentos eram preparados em fogueiras. Um cozinheiro mais esperto percebeu que as carnes soltavam líquido e gordura em contato com o calor e resolveu aproveitar este suco. Depois, adicionou vinho e mais algumas ervas e deu origem a um dos molhos mais utilizados no mundo inteiro.
Apesar de poder ser usado sozinho, o Molho Rôti serve como base para outras preparações. Mais rápido e simples de preparar que o Demi Glace e o Espanhol, seus primos mais complexos, o Rôti acaba sendo uma boa opção para incrementar seus pratos de carne.

Tempo de Preparo: 20 minutes.
Tempo de Forno: 3h 00 min
Porções: 2 litros

Ingredientes
Músculo sem gordura e cortado em cubos pequenos – 500 g
Cebola em rodelas – 2 unidades
Cebola inteira (opcional) – 1 unidade
Tomate em pedaços – 1 unidade
Alho – 4 dentes
Salsão – 1 talo
Louro – 4 folhas
Cravos – 4 unidades
Cabinhos de cogumelos (opcional) – 1 xícara
Extrato de tomate – 1 colher (sopa)
Vinho branco seco – 1 xícara
Manteiga – 100 g
Cenoura em rodelas – 2 unidades
Água – 3 litros

Modo de Preparo
Prepare a Oignon Brule
Descasque e corte a cebola inteira ao meio e coloque em uma frigideira com um fio de óleo. Deixe até que ela queime. Isto não passará sabor ao molho e dará mais cor.

Prepare o Molho
Aqueça uma panela funda e coloque a manteiga. Adicione a carne e frite até que fique tostada. Acrescente a cenoura, o alho, as cebolas em rodelas e junte a farinha de trigo aos poucos. Refogue até que a farinha fique bem tostada.
Junte o tomate, o salsão em rodelas, o louro, os cravos, o extrato de tomate, talos de cogumelos, a oignon brule (se for o caso), o vinho e a água. Deixe cozinhar por 3 horas a partir do momento de ebulição. Retire do fogo e passe por uma peneira. Volte o caldo ao fogo e deixe até conseguir um molho espesso.

 

Fonte:  Oba Gastronomia

 

Siga-nos nas Redes Sociais:
RSS
Seguir por E-mail
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
Instagram
Comentários do Facebook