Inglês Espanhol Francês Italiano
Jundiaí: “Dia do Vinho” tem extensa programação de 13 a 24 de junho

Jundiaí: “Dia do Vinho” tem extensa programação de 13 a 24 de junho

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) informa que toda a programação do Dia do Vinho, inicialmente marcada para começar na quinta-feira (31) foi adiada para os dias 13, 16, 17, 22, 23 e 24 de junho, em função da crise de desabastecimento provocada pela paralisação dos caminhoneiros no Brasil.

A extensa programação foi elaborada pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), em parceria com hotéis, restaurantes e adegas que integram a Rota do Vinho, lançada no início de março pela unidade.

Segundo a diretora do Departamento de Fomento ao Turismo, Marcela Moro, as atividades têm como objetivo impulsionar o turismo ligado ao vinho no Município. “Estamos trabalhando para destacar a posição de Jundiaí como cidade produtora de vinho no Brasil, uma vez que há produção da bebida de modo efetivo por aqui há cerca de 120 anos”, comentou. Marcela Moro também afirmou que o brinde coletivo será no dia 13 de junho, no Paço Municipal, às 18h. “O modelo da comemoração foi mantido, com eventos e promoções em várias adegas do Município”, explica. A programação atualizada já está disponível no link https://rotasturisticas.jundiai.sp.gov.br/vinho/.

História
A cidade de Jundiaí, atualmente, possui mais de 20 adegas produtoras de vinho. São diferentes tipos de vinho muitos deles produzidos tradicionalmente há mais de 120 anos ininterruptamente.

A produção de vinho em Jundiaí, no entanto, é muito mais antiga. Em 1669, o 1o. Cartório já registrava a venda de vinhos produzidos a partir de uvas das terras jundiaienses. Os imigrantes italianos, que aqui se instalaram no final do século XIX, trouxeram em sua bagagem a força da produção que, inicialmente, acontecia para o próprio consumo das famílias e foi sendo ampliada e reconhecida em toda a região.

Atualmente, as adegas recebem visitantes de todo o país e do exterior para provarem os vinhos produzidos em terras jundiaienses.

A projeção internacional também se deu por terem sido vinhos de Jundiaí servidos aos Papas Bento XVI e ao Papa Francisco em suas visitas ao Brasil.

Tintos, brancos, roses, secos, suaves, finos, frisantes. São mais de 40 variedades e cada adega tem se especializado em oferecer produtos diferenciados!

 

Fonte: Atibaia Connection

 

Leave a comment