Especial Serra Gaúcha – Capítulo 4

Especial Serra Gaúcha – Capítulo 4

ENOTURISMO – VALE DOS VINHEDOS

Bento Gonçalves

 

Bento Gonçalves é um município da Mesorregião do Nordeste Rio-Grandense, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Está localizado na Serra Gaúcha. Possui uma população estimada de 111 384 habitantes (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2013), sendo considerada uma cidade média.

É conhecida por ser ao mesmo tempo um polo vitivinícola, moveleiro e turístico, tendo atuação de destaque nacional e internacional nesses setores.

 

Fonte:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4a/Bandeira_Bento_Gon%C3%A7alves.jpg

 

Fonte:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6a/Bras%C3%A3o_Bento_Gon%C3%A7alves.jpg

O local onde foi erguido o município era habitado por índios caigangues desde tempos imemoriais, tendo sido povoado por imigrantes provindos da Itália a partir do ano de 1875, resultado dos esforços do governo imperial a fim de desenvolver a região. Assim, desde as primeiras levas de imigrações, milhares de imigrantes, não só da Itália, mas também portugueses, alemães, polacos e espanhóis, desembarcaram no Brasil e ocuparam as terras onde hoje se encontra a cidade.

Fundação: 11 de outubro de 1890 (123 anos)

Gentílico: bento-gonçalvense
Lema: Paz e trabalho
CEP: 95700-000

O nome do município remete ao general Bento Gonçalves da Silva, militar e revolucionário brasileiro, um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil. Antes, ainda como colônia da cidade de Montenegro, já havia tido os nomes de Cruzinha e Colônia Dona Isabel.
A cidade abrange grande parte da área do Vale dos Vinhedos, região que abriga algumas das melhores vinícolas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bento_Gon%C3%A7alves_(Rio_Grande_do_Sul)

O Vale dos Vinhedos representa o legado cultural deixado pelos imigrantes italianos, chegados ao Brasil em 1875. Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas, a devoção aos Santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção de vinhos são marcas da imigração italiana.
Topos de patamares e vales marcam a beleza do Vale dos Vinhedos, hoje visitado por quem aprecia o enoturismo.

Fonte:  http://www.turismobento.com.br/imagens/75_20a.jpg

Fonte:  http://blogs.jovempan.uol.com.br/cozinhandocomvinho/files/2013/01/Mapa-Vale-dos-Vinhedos.jpg

Numa área de 82 km2, videiras e pequenas propriedades rurais dividem o espaço com vinícolas renomadas que, ao longo dos últimos anos conquistaram destaque internacional pela qualidade e personalidade de seus vinhos.
Os vinhos do Vale são os únicos a apresentar o Selo de Indicação de Procedência, garantindo a origem e a qualidade dos vinhos finos ali produzidos.

Fonte:  http://2.bp.blogspot.com/-WVazt6OafLs/TdMetv3_HhI/AAAAAAAAALI/PKf1iMdpGPI/s1600/Selo_da_I.P.V.V.jpg

Fonte:  http://2.bp.blogspot.com/_shBH01O5VTc/Sw76rzlW7AI/AAAAAAAAACU/Tf2tpRiBz-A/s1600/vale+3.jpg

Informações:
APROVALE
Endereço: RS 444, km 14,85 — Estrada do Vinho — Vale dos Vinhedos
Telefone: (54) 3451-9601
faleconosco@valedosvinhedos.com.br
www.valedosvinhedos.com.br

O panorama rural da cidade de Bento Gonçalves é realmente impressionante e até cinematográfico quando se olha os grandes espaços ocupados pela natureza, parreirais e paisagens humanas. Nela se vê um todo harmonioso que explica um pouco do espírito dos cultivadores e elaboradores de vinhos.

 

Fonte:  http://www.ibrtur.com.br/uploads/imagens/52a1e358b708d.JPG

 Vista interna da Cave Valduga

Na vista interna da Cave Valduga, podemos constatar todo o requinte e bom gosto que convida o paladar para uma boa degustação:

Fonte:  http://4.bp.blogspot.com/-HyUv4LUoQs8/ULpxFxbgzbI/AAAAAAAAB20/0f0BEsX7-WU/s1600/cave+valduga+2.jpg

Quando se pensa em vinhos e vinhedos, imaginamos somente a paisagem rural, mas não existe apenas isso. Deem uma olhada na vista panorâmica da cidade de Bento Gonçalves — a capital brasileira do vinho:

Fonte:  http://www.turismobento.com.br/imagens/74_4a.jpg

Fonte:  http://turismo.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/bento-goncalves/bento-goncalves-10.jpg

Por essa e muitas outras razões, nenhum enoturista deve ficar preocupado onde pousar ou comer, uma vez que as cidades da região possuem uma rede hoteleira com mais de 25o opções, podendo o enoturista ficar na cidade ou optar por pousadas e restaurantes nas áreas rurais, mas com todo o conforto e requinte da cidade.

É também em Bento Gonçalves que ocorrem a cada ano importantes eventos para o mercado nacional e internacional do Vinho. Conheça alguns deles:

A Fenavinho Brasil – Festa e Feira Nacional do Vinho é o mais importante palco de celebração da excelência dos vinhos elaborados em terras brasileiras. O evento tem como missão principal promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla.

Desde a sua primeira edição em 1967, a Fenavinho vem crescendo e se transformando para valorizar e promover o vinho brasileiro. Em 2007 o evento ganhou uma nova concepção e passou a integrar festa e feira, passando a denominar-se Fenavinho Brasil.

Atualmente a Fenavinho Brasil reúne todas as regiões vitivinícolas do país, acompanhando a evolução do vinho brasileiro.

Projetada para unir todos os segmentos ligados à uva e ao vinho, com o propósito de trilhar novos caminhos para a vitivinicultura brasileira, a Fenavinho Brasil contribui para a abertura de novos mercados e para a consolidação da qualidade do vinho brasileiro.

FENAVINHO BRASIL
Local: Parque de Eventos – Bento Gonçalves
Periodicidade: nos anos ímpares
Informações: (54) 3451 7500
Informações: www.fenavinhobrasil.com.br

 

FESTA DA COLHEITA

A Festa da Colheita & Feira do Agroturismo e Móveis do Vale do Rio das Antas acontece no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves.

Nos dias de festa os visitantes podem colher as uvas nos parreirais, saborear “el merendin” (um lanche típico com o tradicional pão colonial, queijo e vinho, como aquele que os imigrantes italianos faziam durante a colheita), esmagar a uva com os pés e elaborar o vinho doce, exatamente como os imigrantes pioneiros no início do século passado faziam, além de adquirir diretamente dos produtores queijos, copas, salames, pães, cucas, sucos, geleias, licores, cachaça e a famosa torta tirolesa.
A gastronomia italiana é um dos grandes destaques da festa, que está representada por pratos como galeto, massa, scodeguin (embutido de carne suína feito com miúdos, temperada e cozida), fortaia (omelete feito com queijo e salame), polenta, radicci com bacon, pão colonial e frios.
O visitante pode ainda conhecer toda a irreverência e bom humor dos imigrantes italianos assistindo a Corrida dos Garrafonistas, uma corrida temática onde o que menos importa é o preparo físico do “atleta”. O maior desafio é conseguir chegar ao final da prova após parar em todos os “vinostop” – postos de reabastecimento regados a muito vinho, pão, queijo e salame – garantia de boas gargalhadas por parte do público.

FESTA DA COLHEITA:
Local: Distrito de Tuiuty – Município de Bento Gonçalves
Periodicidade: nos anos pares
Informações: (54) 3451-2747 / 2621-2720 – valedasantas@hotmail.com

O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil promove o intercâmbio profissional e tecnológico entre especialistas da área de vários países e também divulga e incentiva o conhecimento e a apreciação de excelentes vinhos.
O Brasil, como um dos principais produtores de vinhos de alta qualidade do Novo Mundo, vem conquistando premiações em concursos internacionais, entre os quais o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, que acontece a cada dois anos em Bento Gonçalves. Os vinhos são avaliados e julgados por grandes especialistas de diversas partes do mundo.
Na edição de 2014, a data foi antecipada para abril em razão da realização da Copa do Mundo no Brasil que ocorre nos meses de junho e julho.
O Concurso Internacional de Vinhos do Brasil é credenciado pela Organização Internacional da Uva e do Vinho – OIV e pela União Internacional de Enólogos – UIO e promovido pela Associação Brasileira de Enologia – ABE e Revista Adega.

Local: Bento Gonçalves
Periodicidade: Bianual (anos pares)
Informações: (54) 3452-6289
Site: www.enologia.org.br

A Avaliação Nacional de Vinhos é o maior evento do gênero no mundo da vitivinicultura, especialmente pelo seu caráter educativo. Expertos, enólogos, enófilos, sommeliers, jornalistas especializados e apreciadores de vinho de vários países se reúnem para conhecer os melhores vinhos de cada safra, participando de degustações juntamente com um painel de comentaristas do mundo inteiro.
A Avaliação apresenta a radiografia do setor, servindo de termômetro para diagnosticar e comparar a evolução do Brasil na elaboração de vinhos. Um público superior a 700 pessoas participa anualmente do evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia – ABE, sob a chancela da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin – OIV e da Union Internationale des OEnologues – UIOE.

Local: Parque de Eventos – Bento Gonçalves
Periodicidade: anual
Informações: (54) 3452.6289
Site: www.enologia.org.br

Na próxima edição, vamos conhecer uma das opções enoturísticas viajando para o distrito de Pinto Bandeira que fica a 12 km do centro de Bento Gonçalves. Lá aprenderemos um pouco mais sobre a Rota dos Vinhos e sobre os Vinhos de Montanha.

 

Até lá!

 

Comentários do Facebook
FAÇA PARTE DO CLUBE ENOVIRTUA

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos

No Comments

Give a Reply

Seja um membro do clube Enovirtua

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos.