Inglês Espanhol Francês Italiano
Passado e presente no Alentejo

Passado e presente no Alentejo

Presença na feira ILTM, antiga herdade é transformada em uma aldeia de charme, permitindo ao turista desfrutar do conforto contemporâneo, mas num ritmo sossegado

Quem visita São Lourenço do Barrocal pela primeira vez se surpreende com a beleza e a serenidade dessa região autenticamente alentejana. São cidades históricas, castelos, vilarejos bucólicos, vinhedos, praias, artesanato genuíno, gastronomia de sabores e temperos, povo hospitaleiro.

Nessa região alentejana única, uma herdade do século XIX viveu, nos últimos anos, um processo de renascimento, conservando sua essência na simplicidade e adaptando-a a um estilo de vida tipicamente rural. É São Lourenço do Barrocal Hotel & Monte Alentejano, transformada em aldeia de charme, a poucos quilômetros das cidades turísticas de Monsaraz e Évora.

O projeto do arquiteto português Souto Moura contou com a ajuda do inglês John Pawson, expoente da arquitetura minimalista, para restaurar o patrimônio e implantar novas áreas, mantendo sua personalidade e essência de fazenda. O interior clean, contemporâneo, revela jeito de casa familiar, com móveis originais mesclados a peças com toques de modernidade.

Antigos edifícios passaram a abrigar novos espaços, como spa, restaurante, bar e adega. Os 22 quartos, duas suítes e 16 casas, todos privilegiando a área ampla, são de alto padrão. No passado, esse vilarejo – ou monte, como se diz em Portugal – chegou a gerar empregos para cerca de cem pessoas. Reinaugurado em junho de 2007, o hotel ainda mantém uma relação estreita com a comunidade.

São Lourenço do Barrocal preserva ainda a atividade agrícola – uma área de 15 hectares é destinada aos vinhedos, e outra, de 60 hectares, aos olivais. Na propriedade de 780 hectares há também laranjais, horta com produtos orgânicos, plantação de cereais, centro hípico e curral com gado leiteiro.

Enoturismo

Entre as atividades de lazer oferecidas aos hóspedes estão passeios a cavalo, enoturismo, observação de pássaros e passeios a um sítio arqueológico do período Neolítico. O resort também fica próximo de atrações turísticas famosas, como Alqueva, maior lago artificial da Europa, e Dark Sky Alqueva, observatório astronômico – o Alentejo é uma das regiões do mundo com o céu mais limpo para a observação de estrelas.

Como bate e volta, são recomendados passeios a Monsaraz, cidade medieval com castelo, casinhas brancas e vista incrível, e Évora, com rico patrimônio histórico.

São Lourenço do Barrocal exigiu um investimento de cerca de 9 milhões de euros
[/entrevista olho]

 

Adega
Vinhos do Alentejo

A nova adega do hotel produz vinhos exclusivos da herdade sob a designação Denominação de Origem Controlada (DOC), como Reserva Tinto, com uvas.

touriga nacional e alicante bouschet. Vinhos tintos e brancos combinam ainda uvas portuguesas, como antão vaz e encruzado, às estrangeiras. A degustação tem vista para os vinhedos e Monsaraz.

Gastronomia
Sob os sabores das ervas

Uma das características surpreendentes da gastronomia alentejana é a forma como as ervas aromáticas são usadas em tudo, adicionando um sabor e aroma sutis até aos pratos mais simples. Entre elas estão a salsa, o louro, a hortelã, a manjerona e o manjericão (especialmente com tomate), os oréganos, o estragão (com galinha), o rosmaninho (com carneiro e cabrito), a salva, a cebolinho, o poejo, a camomila e a verbena-limão, assim como mãos-cheias de coentros frescos. Muitas dessas ervas nascem espontaneamente em São Lourenço do Barrocal.

Saiba mais

São Lourenço do Barrocal. Para mais informações, acesse https://barrocal.pt/pt/
Diárias. A partir de 257 euros (R$ 1.090) a 293 euros (R$ 1.243)
Alentejo. Para saber mais, acesse visitalentejo.pt/

 

Fonte: O Tempo

Leave a comment