Inglês Espanhol Francês Italiano
O Suco de Uva ajuda a prevenir danos ao Fígado e ao Sistema Nervoso

O Suco de Uva ajuda a prevenir danos ao Fígado e ao Sistema Nervoso

 A cada dia, descobre-se mais maravilhas e benefícios que tanto o consumo da uva como do vinho podem trazer à nossa saúde. Esse artigo mostra o avanço da ciência e dos estudos realizados no Brasil e no exterior para comprovar esses fatos cientificamente.

Em tempos de excesso de peso e até obesidade em níveis epidêmicos, é um dos produtos genuinamente brasileiros que surgem com novidades promissoras para combater alguns efeitos do problema. O suco de uva 100%, aquele produzido apenas com a fruta, sem adição de conservantes, açúcar ou água, está revelando a capacidade de prevenir danos ao fígado e ao sistema nervoso provocados pela dieta rica em gorduras. Os estudos, entre os mais avançados do país e no exterior, são conduzidos pelo grupo de pesquisa da biomédica gaúcha Caroline Dani, professora do Centro Universitário Metodista — IPA, em associação com a professora Cláudia Funchal, da mesma instituição.

“Observamos redução de gordura abdominal a partir do consumo regular de suco de uva. As pesquisas têm demonstrado que o ganho de peso é menor em dietas com suco de uva do que com água”, revela Caroline, consultora do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) e que, na quarta-feira, dia 28 abordará o tema diante de boa parte do maior segundo PIB do Rio Grande do Sul, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul.

O próximo passo dos estudos pode ser a confirmação do que, por enquanto, são apenas pequenos e bons indícios: o suco de uva pode contribuir, também, para melhorar a memória. De fato, já está comprovado que auxilia, e muito, a reduzir o risco do aparecimento de doenças neurovegetativas como o Alzheimer.
“O suco de uva tem propriedades que ajudam a retardar o envelhecimento precoce, são os compostos antioxidantes. Assim, o consumo regular, seja com uva tinta ou branca, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, além de doenças cardíacas, vasculares e neurológicas. Ele também tem um papel importante na proteção do fígado, então, é um aliado na prevenção de doenças hepáticas como a cirrose”, destaca a pesquisadora.

Um estudo norte-americano avaliando mais de 70 mil mulheres afirma ainda que, ao contrário do suco elaborado a partir de outras frutas, o de uva não favorece o aparecimento de diabetes tipo 2. E, em estado natural, pode apresentar até maior quantidade de vitamina C do que a laranja.
“É bastante recomendável que o suco de uva seja incluído na dieta de crianças e pessoas idosas como complemento a uma alimentação saudável e equilibrada”, ressalta Caroline.

A palestra da biomédica Caroline Dani na reunião-almoço da CIC de Caxias do Sul, quarta-feira, dia 28, faz parte da comemoração do Dia do Vinho no Rio Grande do Sul.

Fonte: http://www.diadovinho.com.br/noticias/consumo-de-suco-de-uva-pode-prevenir-danos-ao-figado-e-sistema-nervoso

FAÇA PARTE DO CLUBE ENOVIRTUA

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos

No Comments

Deixe uma resposta

Seja um membro do clube Enovirtua

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos.