Inglês Espanhol Francês Italiano
2018 promete entrar na lista de grandes safras do Vale dos Vinhedos

2018 promete entrar na lista de grandes safras do Vale dos Vinhedos

Verao Vale dos Vinhedos Fotos Gilmar Gomes19.jpgQualidade da uva colhida durante a Vindima 2018 se equipara a 2005 e 2012.
Foto: Gilmar Gomes.

Depois de um 2016 de grandes perdas, onde a colheita foi consideravelmente menor em quilos do que a média esperada, de um 2017 onde a quantidade de uvas atingiu expectativas, porém a qualidade manteve a média, chegou à vez de 2018 surpreender: uma colheita menor em quantidade, mas com destaque pela qualidade das uvas. Oficialmente encerrada após três meses de colheita, a Vindima 2018 trouxe a certeza sobre a qualidade dos cachos e a possibilidade de elaboração de grandes vinhos.

Os amantes do vinho já sabem que o cultivo da uva depende de inúmeros fatores. A qualidade e as características da terra onde os vinhedos são cultivados, o trabalho diário do agricultor e o clima nas quatro estações do ano são influências importantes. Ao findar de cada colheita já iniciam os trabalhos de preparo para a nova safra que será realizada no ano posterior. Que nossas terras são propícias para o cultivo e o saber fazer de nossa gente, já não se discute. O clima é o grande desafio para o cultivo local em função de a natureza ser imprevista apesar da tecnologia avançada. Em relação ao tema, o desenvolvimento desta safra teve temperaturas bem divididas: noites frescas e dias quentes, inverno equilibrado e a antecipação da primavera. Apesar de picos de chuva em janeiro deste ano, elas não foram suficientes para influenciar de forma significativa. As cores e aromas foram intensificados e a doçura contribuirá para a elaboração de vinhos ícones com graduação mais elevada.

Atendendo as expectativas dos enólogos das 23 vinícolas associadas a Aprovale, vinhos incríveis levarão o ano de 2018 a galeria das grandes safras de vinhos ícones. Segundo o diretor técnico da Aprovale e presidente do Conselho Regulador da Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos, Daniel de Paris “a safra foi excelente, com uvas super maduras, de maturação fenólica muito boa e que originarão vinhos estruturados de altíssima qualidade”.
A tendência é que os rótulos tradicionalmente elaborados venham com qualidade ainda mais elevada e que os vinhos lançados apenas em safras especiais sejam reeditados em 2018. Os primeiros a chegarem ao mercado serão os brancos e espumantes, no segundo semestre do ano. Os tintos levam um tempo maior de maturação e levam mais tempo para serem lançados, mas a espera valerá a pena.

A qualidade da safra e a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.)
Print
O Vale dos Vinhedos é a única Denominação de Origem para vinhos no Brasil e suas regras são bastante específicas, principalmente quanto aos cultivares autorizados e produtividade por pé e hectare. A qualidade dos produtos inscritos também é avaliada por um corpo especializado de degustadores. Ao adquirir um vinho com D.O.V.V., o consumidor leva pra casa um vinho com as características únicas do Vale dos Vinhedos e a certeza de qualidade.

O processo de avaliação dos vinhos acontece sempre em setembro de cada ano e a expectativa para grandes safras, a exemplo de 2012, ano em que a D.O.V.V. foi oficialmente reconhecida pelo INPI, é de cerca de 20 amostras inscritas.

O processo da D.O.V.V. evoluiu ano a ano e, após 5 anos de reconhecimento e trabalho de internalização do conceito, o número de amostras aumentou. Em 2018 a expectativa decorrente da qualidade da safra, é de mais de 25 amostras inscritas por mais de 12 vinícolas.

As regras completas para a para a D.O.V.V. podem ser conferidas no site do Vale, neste link: http://www.valedosvinhedos.com.br/vale/conteudo.php?view=98&idpai=132

 

Fonte: Vale dos Vinhedos

 

Leave a comment