Inglês Espanhol Francês Italiano
Saiba quando e como é comemorado o Zinfandel day

Saiba quando e como é comemorado o Zinfandel day

Você sabia que uma das uvas mais importantes do Novo Mundo tem um dia especial somente para ela? Pois é. O Zinfandel Day é a celebração dela que é conhecida como a joia californiana.

A verdade é que a história dessa casta é muito interessante e com direito a reviravolta. Por isso, nada mais justo do que ter uma data para lembrá-la todos os anos e saborear as bebidas elaboradas com ela. Quer saber mais a respeito de como tudo começou? Então, continue a leitura, pois, neste post, contamos sobre isso e muito mais. Confira!

História da uva Zinfandel no Novo Mundo

Para muitos entendedores de vinho, a Zinfandel é tão americana quanto o beisebol ou a torta de maçã. Embora a Califórnia seja reconhecida como o berço dela, não foi lá que essa uva nasceu. Acompanhe.

Chegada

Os historiadores dizem que o fruto chegou à América com os imigrantes, por volta de 1820. Em 1830, as videiras eram comercializadas e chamadas de Zenfendal. Já em 1835, ganhou fama com o nome que conhecemos hoje. Por ser muito suculenta, saborosa e doce, era vendida também como uva de mesa.

Ida para a Califórnia

Com a descoberta do ouro na Califórnia, muitas pessoas pegaram seus pertences, inclusive as vinhas, e se mudaram para lá. A demanda por vinho aumentou muito e foi assim, que no final do século XIX a Zinfandel foi cultivada em larga escala.

Com um clima muito propício para o cultivo da planta, onde os dias são ensolaradospraticamente o ano inteiro e as noites são mais frescas, além do solo favorável e baixa incidência de chuvas, a Zinfandel se adaptou muito bem à região. Tanto que as vinhas antigas continuam dando frutos, algumas até com mais de 100 anos.

Volta por cima

Com a Lei Seca nos EUA, que durou de 1920 a 1933, a uva praticamente desapareceu do país, pois os vinhedos foram deixados no mais absoluto descaso. Porém, após a extinção da lei, a Zinfandel retomou a sua popularidade na década de 1970 e perdura até hoje para o prazer de quem adora um bom vinho.

Origem

Contudo, uma pergunta ainda fica no ar: se ela não é americana, de onde veio essa vinha? Bom, alguns pesquisadores perceberam grandes semelhanças entre ela e a casta Primitivo da Itália, e estudos genéticos mais aprofundados demonstraram que Zinfandel e Primitivo na verdade não são a mesma uva, mas possuem a sequência genética muito semelhante, sendo, portanto praticamente “irmãs“. Basicamente elas seriam clones da casta croata Crljenak Kastelanski, onde apresentam pequenas diferenças em seu desenvolvimento e, posteriormente, nos vinhos com elas elaborados.

Vinhos elaborados a partir da Zinfandel

Zinfandel origina vinhos reconhecidos pela intensa carga aromática que remete afrutas maduras, e também notas de delicadas especiarias.

Os aromas mais facilmente perceptíveis remetem a cereja, amora, framboesa, morango, pêssego, papaia e coco, além de cravo, canela, pimenta e, até mesmo, florais e tabaco. Desafiador, não?

Zinfandel – Um tinto que já tornou-se clássico

Os vinhos tintos elaborados com essa uva podem ser muito versáteis, podendo apresentar-se como secos ou meio secos, e também de média estrutura a encorpados. Possui grande intensidade de cor e sua acidez é preservada com maestria, algo muito importante em regiões extremamente quentes, como a Califórnia. Contudo, o que mais chama atenção e fez com que a Zinfandel ganhasse destaque no cenário internacional é seu elevado potencial alcoólico, podendo facilmente atingir, e por vezes ultrapassar, os 15% de teor alcoólico.

Quando nos referimos à harmonização devemos considerar a riqueza e a intensidade dos clássicos tintos de Zinfandel. Pratos aromáticos e com sabor marcante, como carnes de caçaperu com frutasmassa com molhos condimentados, ou mesmo refeições que tenham como acompanhamento o famoso molho barbecue, farão sucesso. Caso ainda tenha dúvidas, escolha queijos mais firmes, que a festa está garantida.

White Zinfandel

Você sabia que apesar da sua coloração tinta, essa casta também produz vinhos comoutra coloração? Pois bem, para quem acompanha nosso blog, já deve ter lido bastante sobre as infinitas possibilidades no mundo dos vinhos, e neste caso, apenas eliminando ou minimizando o contato do mosto com as cascas das uvas, o líquido extraído apresenta uma delicada coloração rosada. Por incrível que pareça, o vinho resultante deste processo é rose, mas é popularmente chamado de “White Zinfandel“, ou seja, Zinfandel branco. Um exemplar leve, geralmente adocicado e super fácil de consumir.

Sua harmonização é muito democrática, porém a prioridade é sempre dos pratos mais delicados, como frutos do marcarnes brancas, molhos e cremes suaves, queijos macioscomida asiática e alguns aperitivos. Além disso, é uma ótima opção para degustar sem qualquer acompanhamento, principalmente em dias quentes, já que é bem refrescante.

Zinfandel Day: o que é

Depois de já termos comentado sobre várias curiosidades a cerca da californiana naturalizada mais ilustre, você deve estar curioso para saber como é o Zinfandel Day, não é mesmo? Para começar é interessante mencionar que não tem uma data fixa. Pois é, este dia é comemorado anualmente na terceira quarta-feira do mês de novembro.

O objetivo da criação deste e dia comemorativo é simplesmente fomentar o consumodos mais diversos estilos de vinhos que podem resultar da Zinfandel. E, embora pareça algo pouco relevante, a data foi adotada e seguida a risca nos mais distintos locais mundo afora. Sempre com o pretexto de reunir os amigos e familiares para conversar sobre as características que cada um pode extrair do vinho escolhido.

Além de uma data especial, a Zinfandel também tem um tipo de associação: a ZAP que significa Zinfandel Advocates & Producers, algo como Defensores e Produtores de Zinfandel, na tradução livre. É uma organização sem fins lucrativos que promove o conhecimento e a apreciação dessa uva. E como a ZAP faz isso?

Além do próprio Zinfandel Day, ela incentiva apreciação dessa uva por meio de degustação dos vinhos, seminários, master classes, mesas redondas interativas, eventos — como as caminhadas em regiões vinícolas — e apoio às pesquisas e preservação da casta. Quem dera todas as uvas tivessem defensores tão dedicados assim.

5 dicas de como comemorar o Zinfandel Day

Agora que você já sabe qual é o dia dedicado à apreciação da Zinfandel na Califórnia e no mundo, que tal conferir algumas possibilidades para multiplicar estes momentos e não errar na escolha do produto correto?

1. Vinhos foram feitos para compartilhar

Seja em uma loja física ou mesmo de forma online você terá diversas opções para escolher um belo exemplar Zinfandel 

Convide seus amigos e faça um brinde a essa casta tão especial! Lembre-se que vinhos sempre são bem-vindos, mas quando achamos companhias, tudo fica mais interessante.

2. Participe de uma degustação orientada

Conforme seu paladar vai se acostumando com as características dos vinhos, sua sede passa a ser não somente líquida, como também de conteúdo. Uma das melhores experiências para degustadores ávidos por informações são as degustações orientadas, onde profissionais poderão contribuir para que você maximize seus conhecimentos e desvende melhor os mistérios que cercam esta uva de aromas tão complexos.

3. Harmonize com Zinfandel

Para os que não abrem mão de uma boa refeição a dica da vez é com a clássica harmonização.

Outra maneira de celebrar essa casta é fazendo um jantar para harmonizar com o Zinfandel. Por ser um vinho versátil, você pode usar pelo menos 3 rótulos para essa ocasião, sendo uma para cada refeição, como entrada, prato principal e sobremesa.

4. Vá até uma vinícola especializada em Zinfandel

Se estiver disposto a viajar para a Califórnia, não hesite em procurar as diversas vinícolas lá estabelecidas. Nada é melhor para conhecer um vinho do que ir até onde o mesmo é elaborado, não é verdade?

Lá você encontra vinhedos com mais de 100 anos. Além disso, as vinícolas preparam passeios especiais para o Zinfandel Day.

5. Promova a #ZinDay

Fez alguma das dicas anteriores? Então, compartilhe a sua experiência com a #ZinDay nas suas redes sociais. Assim, o mundo todo também saberá como foi o seu dia da Zinfandel. E se você quer ver como foi essa data para as outras pessoas, acesse a hashtag e fique por dentro.

Importância da Califórnia para a vitivinicultura

A Califórnia é responsável por nada menos que 90% da produção vinícola dos Estados Unidos e recebe por ano em média 20 milhões de pessoas interessadas em conhecer a região e desfrutar de seus renomados vinhos.

E isso não é à toa! Afinal, ela oferece diversas alternativas de turismo para os apreciadores do bom vinho. Além de tudo isso, a sua importância se dá por outros fatores.

Condições excelentes

Como dissemos, o clima com sol o ano inteiro é perfeito para as uvas. Além do mais, o terroir é propício para uma grande variedade de castas que, por sua vez, desenvolvem multiplicidade de aromas e sabores surpreendente nos vinhos.

O solo tem uma diversidade que contribui para o cultivo das videiras: argila, areia, granito, cinzas vulcânicas, cascalho e material do fundo do mar. Sendo assim, cada região da Califórnia modifica a matéria-prima de maneira singular.

Vinhos de qualidade excepcional

Os vinhos californianos são reconhecidos e respeitados por sua qualidade, e claro que devemos considerar que qualidade é algo pessoal, então, sem provar não podemos dizer se gostamos ou não de determinado vinho, concorda? Os tintos são encorpados e os brancos são geralmente untuosos e gastronômicos, pois são elaborados a partir de uvas plenamente maduras.

Tanto é que sua fama rendeu até mesmo um filme. Isso mesmo! O Julgamento de Parisé um longa baseado em fatos reais que conta a história de como os vinhos californianos desbancaram os franceses numa degustação de bebidas às cegas realizada pelo sommelier inglês Steven Spurrier, em 1976.

Na ocasião, as bebidas da Califórnia ficaram em primeiro lugar vencendo os famosos vinhos de Bordeaux e Borgonha. Após o evento, o Velho Mundo abriu os olhos para grande potencial que o Novo Mundo tem para elaborar vinhos tão interessantes quanto os dele. Neste caso em específico, a Zinfandel não foi a “estrela do filme”, mas não é por isso que tenha menos importância no cenário vitícola.

Enoturismo

Com tanta expertise na vitivinicultura, a Califórnia é um dos destinos mais procurados pelos turistas apreciadores de vinho. O enoturismo aliado à gastronomia é altamente qualificado e consolidado na região, principalmente nos meses de agosto e setembro, já que é a época das colheitas e o clima está mais agradável — com dias ensolarados e noites amenas.

Embora haja vinícolas por todo o estado, elas se concentram em macrorregiões e também locais menores, chamados muitas vezes de condados. Napa ValleySonomaMendocinoSanta CruzAmadorSan Luis ObispoLakeMonterey e Santa Bárbara. Portanto, se a sua intenção é fazer um tour por várias regiões, talvez seja uma boa planejar bem sua viagem para extrair o máximo da grande Califórnia.

Geralmente, as vinícolas funcionam para o turismo entre 10 horas e 17 horas e oferecem uma vasta degustação de vinhos. Alguns produtores ainda disponibilizam passeios por toda a propriedade

Outros grandes vinhos elaborados na Califórnia

Nem só de Zinfandel vive a vitivinicultura da Califórnia. Aliás, a variedade dos frutos é vasta, já que as condições do estado são favoráveis as mais diversas castas. Há cerca de 100 tipos de uvas em todo território, cada uma com sabor e aroma próprios que só o local consegue proporcionar.

Cabernet Sauvignon

Os vinhos elaborados com a Cabernet Sauvignon, que é considerada a rainha das uvas, têm aromas e sabores de amora, cereja, ameixa, com notas de tabaco e cedro, que se agregam aos aromas de violetas e cassis. Os da região de Central Valley são suaves e frutados, com taninos amigáveis. Já os de Napa Valley são mais expressivos e robustos.

Pinot Noir

Pinot Noir californiana dá origem às bebidas com aromas de morango, cerejas negras e framboesa com notas suaves de cardamomo, gengibre e anis. Inicialmente, as vinhas foram plantadas em regiões muito quentes que deixavam o vinho com características menos elegantes.

Hoje, cultivadas em áreas mais frias, como Russian River Valley Carneros, elas produzem vinhos aromáticos e de sedosidade incrível, possuindo um perfil aromático e uma carga de acidez mais interessante e harmoniosa.

Merlot

A uva Merlot produz um tinto frutado com notas de framboesa, amora, cereja-preta e ameixas maduras, além de chocolate, baunilha, anis e ervas. Tem coloração profunda e bom corpo. É bem popular no país por conta do baixo custo e os taninos muito suaves. Os melhores estão no famoso vale do Napa.

Chardonnay

É a uva que origina vinhos brancos mais populares no mundo todo. Com notas de damascos maduros, maçã-verde, nectarina e baunilha, os da Califórnia são encorpadosdensos, com alta graduação alcoólica e pouca acidez. Além disso, ainda têm um toque de amêndoas e manteiga.

Califórnia tem grande expressividade no mundo enológico tanto pelo volume de produção quanto pela qualidade de seus vinhos. Ela está entre as quatro maiores regiões produtoras do mundo, e só perde para a França, Itália e Espanha.

Entre as diversas castas produzidas no estado, a Zinfandel se destaca a ponto de ser considerada um patrimônio do local. Nada mais justo do que ter a sua própria data para ser homenageada.

O Zinfandel Day é a celebração dessa uva tão importante para os californianos e para os apreciadores do vinho. Por isso, se você também adora as bebidas originadas a partir dela, não hesite em comemorar com um belo exemplar dessa casta.

Gostou deste post? E que tal saber todas as nossas novidades em primeira mão? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente na sua caixa de e-mail!

Fonte: https://blog.famigliavalduga.com.br/saiba-quando-e-como-e-comemorado-o-zinfandel-day/

FAÇA PARTE DO CLUBE ENOVIRTUA

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos

No Comments

Deixe uma resposta

Seja um membro do clube Enovirtua

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos.