Inglês Espanhol Francês Italiano
Vinhos para a primavera: 5 bebidas ideais para a estação

Vinhos para a primavera: 5 bebidas ideais para a estação

Vinhos Para A Primavera: 5 Bebidas Ideais Para A Estação

 

A primavera surge logo após o inverno, trazendo chuvas, temperaturas mais amenas e o reflorescimento de árvores e flores. No hemisfério sul, ela ocorre entre 23 de setembro de 21 de dezembro, quando dá lugar ao verão.

Há uma série de vinhos cujas características combinam perfeitamente com as da primavera: aromas herbáceos, florais e de especiarias, paladar fresco e frutado e acidez bem presente.

A seguir, elegemos algumas sugestões de vinhos para você apreciar durante a primavera. Vamos conferir?

1. La Borie Côtes de Provence

A região da Provença, na França, é conhecida como a capital mundial dos vinhos rosés, e esse rótulo, produzido pela vinícola Jean Bouchard, consegue exprimir bem toda essa tradição.
É de uma coloração rosa brilhante, e entre seus aromas é possível perceber notas de frutas vermelhas frescas, como cereja e framboesa. Também apresenta uma acidez saborosa, perfeita para os dias de primavera, e um final seco e agradável.

Esse rótulo é perfeito para acompanhar frutos do mar, como camarões grelhados com ervas, saladas e aperitivos, ou até carne de cordeiro grelhada ao molho de hortelã.

2. Castellani Primitivo

Quando cultivadas na Itália, as uvas Primitivo apresentam um paladar com taninos equilibrados, com final de boca suave. Por essas características, para quem prefere os tintos, o Castellani Primitivo é uma excelente opção de vinho para a primavera.

Produzido pela vinícola Castellani, é perfeito para harmonizar com carnes vermelhas leves, como filé mignon e cortes suínos, ou até massas ao molho sugo e bolonhesa.

Trata-se de um vinho refinado, e apresenta aromas de frutas vermelhas madura, e agradável toque frutado no paladar, com acidez refrescante.

vinho primavera castellani primitivo

3. Lawson’s Dry Hills Gewurztramine

A Gewürztraminer é uma variação genética da uva Savagnin, famosa por gerar vinhos brancos muito aromáticos. Uma das regiões responsáveis pelos vinhos mais notáveis feitos com essa variedade é Nova Zelândia.

Não por acaso, esse também é o local onde é vinificado o Lawson’s Dry Hills Gewürztraminer. No paladar, esse vinho para a primavera apresenta acidez suculenta e final de boca adocicado. São bebidas diferentes, untuosos e oleosos em boca, além de alta mineralidade. Extremamente aromáticas, acompanha muito bem frutos do mar e peixes leves.

vinho primavera lawsons dry hills gewurztraminer

4. Jean Bouchard Chablis

Trata-se de um Chardonnay de uma das principais AOCs da região da Borgonha, na França. Como é comum em rótulos dessa casta, apresenta aromas complexos, como toques citrinos e notas minerais.

São vinhos incrivelmente frescos, característica que vem da mineralidade e das temperaturas baixas do norte da França.

Para harmonizar, aposte em frutos do mar: vôngoles, polvos sauté, vieiras grelhadas, lulas crocantes, ostras e paellas. Massas ao molho de ervas finas também podem ser ótimas combinações.

 

5. MontGras Reserva Pinot Noir

Outra opção para os fãs de vinhos tintos é o Pinot Noir. Apesar de sua menor intensidade quando comparada a outras castas da mesma categoria, pode trazer taninos macios e certo volume de boca.

Vinificado pela vinícola MontGras na região de Leyda, no Chile, passa por estágio de 12 meses em barrica. É ao mesmo tempo fresco e intenso, apresentando aroma de cerejas frescas e toques de especiarias doces.

Acompanha perfeitamente peixes, como salmão defumado, e frutos do mar. Outra combinação interessante é com massas ao molho pesto, que também apresentam acidez e frescor.

 

Não importa se você prefere brancos, rosés ou tintos, os vinhos e a primavera têm tudo a ver! Por isso, escolha um bom rótulo e aproveite para fazer uma harmonização com pratos da estação.

Fonte: divvino

Leave a comment