Inglês Espanhol Francês Italiano
5 curiosidades no mundo dos vinhos para você impressionar

5 curiosidades no mundo dos vinhos para você impressionar

Vinhos para iniciantes, estágio em barrica de carvalho, denominação espanhola Crianza, dor de cabeça e cheirar a rolha. Cinco dicas para ajudar você a arrasar nas informações quando for degustar a próxima taça.

 

 

Quais são os melhores vinhos para iniciantes?

Realmente ingressar no mundo dos vinhos não é uma tarefa fácil, dada a diversidade de rótulos disponíveis no mercado. Mas algumas dicas podem ajudar quem está começando. A maioria dos produtores têm uma linha de entrada de vinhos, passando pelos intermediários até chegar aos de alta gama.

Pouca Roupa tinto — Foto: Porto a Porto

 

O que acontece com o vinho quando passa por barrica?

Alguns vinhos passam algum tempo (muito variável, dependendo do produto e do produtor) amadurecendo em barricas de carvalho. O uso da madeira é um dos fatores fundamentais no estilo do vinho que se quer produzir.

Nuestro 15 Meses DO Ribera del Duero — Foto: Porto a Porto

 

Crianza é o nome de um vinho?

Você já ouviu alguém falar que gosta de vinho Crianza? Essa classificação é muito usada para se referir a vinho espanhol, porém não é o nome da bebida.

Marqués de Tomares Crianza — Foto: Porto a Porto

 

 

Vinho dá dor de cabeça?

Se você ingerir bebida alcoólica em grande quantidade sem se hidratar, ou seja, sem tomar água, fatalmente você terá dor de cabeça. Isso acontece porque o álcool desidrata o corpo e uma das consequências é justamente a cefaleia.

 

Então, para evitar problemas: degustar sim, mas sempre acompanhado de água. Experimente o Château Reynon Sauvignon Blanc dessa forma e veja como funciona.

Château Reynon Sauvignon Blanc — Foto: Porto a Porto

 

 

A rolha pode sugerir que há algum problema ou ainda mostrar o estado de conservação de vinhos de guarda (aqueles feitos para beber daqui 30 anos, por exemplo), porém pode acontecer de uma rolha estar excelente e o vinho estragado, e vice-versa.

Espumante Messias Gran Reserva Blanc de Noir — Foto: Porto a Porto

 

Fonte: g1.globo

Leave a comment