InglêsEspanholFrancêsItaliano
Movimento mundial incentiva o consumo moderado de vinho

Movimento mundial incentiva o consumo moderado de vinho

O Brasil é o quinto país da América Latina a integrar o movimento mundial que incentiva o consumo moderado de vinho. Chamada de Wine in Moderation (WiM), a iniciativa foi criada pelo setor vitivinícola para inspirar estilos de vida e bem-estar saudáveis e contribuir para a redução de danos relacionados ao álcool.

O programa possui uma coordenação central, mas em cada país tem uma instituição responsável, para que possa se adaptar às necessidades locais, respeitando a diversidade cultural.

Em terras brasileiras, o Ibravin será esse interlocutor com a coordenação principal. A assinatura do compromisso ocorreu nesta terça-feira, durante o Congresso da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em Punta del Este, no Uruguai.

Escute o CBN Sabores sobre o tema.

“Nosso papel é mostrar que o vinho, quando consumido moderadamente, é uma produto que traz benefícios à saúde e ao bem-estar das pessoas. Por ser uma bebida convivial, na grande maioria dos casos, aprende-se a consumir em família, em encontros festivos ou comemorações familiares e, por isso, seu consumo tende a ser mais controlado, pois une diferentes gerações”, defende o diretor de relações institucionais do Ibravin, Carlos Paviani.

O presidente da associação WiM, George Sandman comemora a entrada do Brasil no movimento. “Estamos ansiosos por auxiliar no trabalho conjunto para informar, esclarecer e educar profissionais e consumidores a fim de desenvolver uma cultura sustentável do vinho no Brasil”, diz.

Agenda de ações

Até novembro de 2019, estão previstas no Plano de Trabalho do Ibravin diversas ações para dar visibilidade e transmitir os conceitos do movimento aos consumidores dos mercados interno e externo. Entre as atividades estão desde a exposição da logomarca em feiras e eventos apoiados pela entidade até a explanação em cursos de qualificação para profissionais do setor, para a imprensa e em campanhas publicitárias.

Um dos focos da atuação do Ibravin nos últimos anos tem sido a educação para o consumo do vinho. Prova disso é o programa Qualidade na Taça, que em parceria com o Sebrae, já qualificou mais de 2,5 mil profissionais desde 2014 e que deverá capacitar mais cerca de 600 até o final de 2019.

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, responsável pelas ações do WiM no Ibravin, acrescenta que, além do Qualidade na Taça, outras iniciativas são realizadas para educar e conscientizar os próprios consumidores.

“Realizamos e apoiamos palestras, degustações orientadas, feiras e campanhas publicitárias que incentivam o consumo do vinho, diariamente e de forma despretensiosa. Com isso, fomentamos uma mudança cultural para que o vinho seja inserido no contexto diário das pessoas e para que os consumidores entendam isso como um hábito saudável”, explica. Seguindo ele, o Ibravin também continuará apoiando pesquisas científicas que comprovam os benefícios do vinho e também do suco de uva para a saúde.

Fonte: Luciana Barbo

Siga-nos nas Redes Sociais:
RSS
Seguir por E-mail
Twitter
Visit Us
YouTube
YouTube
Pinterest
Pinterest
Instagram
Comentários do Facebook
close

Siga-nos nas Redes Sociais!