Aerador de vinhos – saiba tudo sobre este interessante acessório

Aerador de vinhos – saiba tudo sobre este interessante acessório

O mundo dos vinhos é um universo que conta com muito tradicionalismo, mas precisamos reconhecer que invenções interessantes podem nos ajudar a trazer novas experiências.

Este provavelmente é o caso deste acessório que vem crescendo em adeptos na prática de degustação de vinhos, que é o aerador de vinhos.

Neste artigo a Enovírtua te fala tudo sobre este acessório interessante.

Porque aerar o vinho?

O processo de engarrafamento do vinho tem uma função bastante específica: vetar o contato da bebida com o oxigênio.

A intenção é que o seu envelhecimento ocorra dentro da garrafa sem interferência de elementos exteriores, mas ainda assim este processo pode gerar aromas de redução, que não são apreciados em relação ao sabor do vinho.

Então é comum que se peça para uma garrafa de vinho ser aberta por algum tempo antes do consumo em restaurantes ou em um Wine Bar, para que este aroma seja eliminado.

Além dos aromas de redução, a exposição do vinho ao oxigênio favorece a liberação de aromas agradáveis e apreciados, e inclusive o aroma é uma parte essencial do processo de degustação.

Um processo similar é feito através do Decanter, que faz a decantação do vinho, um processo de aeração natural e decantação da borra do vinho.

Como a maioria das pessoas não quer demorar para ter a experiência de provar o seu vinho quando desejar, o aerador de vinhos surge como uma boa alternativa.

Como funciona?

O efeito desejado pelo processo de aeração é de acrescentar ar à bebida, e este ar vai eliminar instantaneamente os aromas indesejados e exaltar os aromas apreciados na degustação de um vinho.

Conforme o vinho é colocado no aparelho, a pressão aplicada pelo próprio peso do vinho força a absorção do oxigênio, sugado através de pequenas aberturas na estrutura do equipamento, e essa injeção de ar faz uma transformação acelerada na composição dos aromas.

No fim das contas, é um sistema que consegue acelerar o processo de decantação, transformando um processo de 3 horas de repouso da bebida em um resultado instantâneo, pronto para degustação logo que o processo de aeração é concluído.

Qual a diferença no paladar?

Um teste bastante interessante à ser feito é comparar uma taça do vinho recém-aberto e não aerado com outra taça do vinho que tenha passado pelo processo de aeração no acessório.

A sensação é de que se tratam de dois vinhos completamente diferentes, pois o vinho não aerado tenderá a manifestar um aroma mais forte e alcoólico.

Já o vinho aerado vai ter um destaque bem mais elegante dos seus aromas naturais, com todas as notas das frutas e pronunciação das madeiras de produção e demais elementos aromáticos.

Se você ainda não teve a oportunidade de fazer o teste e provar a aplicação deste acessório, recomendamos fortemente que você experimente e permita este tipo de equipamento.

Inclusive, esta pode ser uma ótima experiência para apreciar junto da sua confraria.

Se você ainda não montou a sua confraria, acesse o nosso artigo completo de 5 razões para você montar a sua própria confraria CLICANDO AQUI.

Comentários do Facebook
FAÇA PARTE DO CLUBE ENOVIRTUA

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos

No Comments

Give a Reply

Seja um membro do clube Enovirtua

Receba o ebook EnoExpert, brindes e descontos em nossa loja de vinhos.