Inglês Espanhol Francês Italiano
9 DICAS DE DECORAÇÃO VOLTADAS AO VINHO

9 DICAS DE DECORAÇÃO VOLTADAS AO VINHO

Bricolagem e artesanato

 

Nas mãos certas, objetos usados para se degustar um vinho servem a outros nobres propósitos. Rolhas podem forrar um abajur ou constituir um quadro de recados enquanto garrafas servem perfeitamente como vasos ou porta-velas e taças são utilizadas na confecção de luminárias ou lustres. Dá para fazer em casa, para quem gosta de bricolagem, ou comprar itens prontos em lojas especializadas.

Taças e videiras na parede

Cenas com elementos vitivinícolas seduzem. Por isso a parede do seu canto predileto da casa pode receber uma pintura, um desenho ou uma fotografia com temas enológicos. Os quadros tradicionais são os mais comuns, mas há quem prefira ter um mosaico atrás de um grande sofá ou até aplicar um adesivo em superfícies específicas, incluindo papeis de parede.

Rolhas para recordar

Guardar a rolha tornou-se tradição entre os enófilos, principalmente após uma ocasião especial. O ritual depende de cada um. Há quem coloque data ou escreve algo e também aqueles que simplesmente deixam a rolha lá. Não por acaso o porta-rolha diz muito sobre os moradores de uma casa, e não só pela quantidade de unidades. Existem os tradicionais, de parede, mas as opções são tantas quanto sua criatividade possa lhe levar. O ideal é que sejam de vidro para todos posam ver e contar as rolhas.

Adega com a cara da sua casa

Projetar uma adega para sua sala é tarefa para um bom arquiteto. Sem deixar de respeitar questões técnicas, o resultado tende a impressionar os convidados. Integrar materiais e linhas da adega com o ambiente, além da praticidade de ter todos os seus rótulos ali organizados, acessíveis e protegidos, tem um impacto visual poderoso.

Mapas de regiões vinícolas

Eles são bonitos e sugestivos. Além disso, podem servir de base de consulta para conversas mais animadas. Sim, os mapas de regiões vitivinícolas são obrigatórios entre os mais aficionados. Há versões de todas as formas e tamanhos, em diferentes idiomas, embora o inglês seja o mais comum. Vale optar por mapas de lugares de onde vêm seus vinhos prediletos, como Chianti, na Itália,  Borgonha, na FrançaDouro, em PortugalRías Baixas ou Rioja, na Espanha, ou Whashington State, nos Estados Unidos.

Da vinícola para sua sala

Peças vindas diretamente de vinícolas servem à decoração. Assim como há aviadores que têm motores de aviões clássicos no meio da sala, enófilos mais radicais podem querer sentar-se em torno de uma mesa feita a partir de uma barrica. Existem diferentes modelos. Os barris também emprestam outras de suas partes para artesão fazerem suportes, bares e outras estripulias.

Louças pintadas

Podem ser jarras, azulejos, suportes de mesa… Pinturas inspiradas no mundo do vinho não precisam ficar restritas a quadros e painéis. Caem bem em qualquer superfície, desde que o artista tenha uma boa mão.

Decanter sobre a mobília

O decanter costuma ser um acessório útil para quem degusta grandes rótulos. Ele permite que o vinho respire. Mas a peça também pode servir ao seu projeto de decoração. Em geral, são objetos bonitos, às vezes, exóticos, que dão ao ambiente um ar sofisticado. Tome apenas cuidado onde deixa para ninguém esbarrar e derrubar.

Suportes para vinho

Muita gente deixa seus vinhos a uma temperatura ambiente. Ficam na adega apenas rótulos especiais, de guarda, para envelhecer. Se é o seu caso, em vez de simplesmente entulhá-los em algum canto, vale a pena pensar em algum tipo de suporte. Existem no mercado racks um tanto inusitados. Procure apenas optar por modelos em que as garrafas fiquem em uma posição tal que o líquido fique em contato com a rolha, parar evitar problemas.

Fonte; winenot

Leave a comment